terça-feira, 1 de junho de 2010

2ª Edição do FICA - Festival de Inverno Cantareira

O evento acontece de 3 de julho a 08 de agosto e e deve contar mais de 1500 atividades ligadas à ecologia, cidadania, cultura, lazer, esporte, entretenimento e gastronomia. A cidade de São Paulo recebe em julho a segunda edição do festival de inverno, FICA - Festival de Inverno da Cantareira.
A primeira edição, realizada em 2009, contou com mais de 1 milhão de pessoas participantes. Para este ano, a estimativa é que esse número aumente para 2 milhões de pessoas, segundo Renato Paiva, produtor da Cantareira Marketing, responsável pela organização do evento. A Serra da Cantareira abriga a maior floresta urbana do mundo e em 1994 a UNESCO declarou o Parque da Cantareira, o Horto Florestal e sua região como reserva da biosfera. O FICA é realizado em parceria com a Prefeitura de Mairiporã e conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Este ano o evento acontecerá de 3 de julho a 8 de agosto. O festival visa a preservação ecológica, com atividades educativas, de cidadania, cultura, lazer, entretenimento e esporte. Mobiliza museus, parques, baladas, hotéis, teatros, restaurantes, bares, com atividades em tempo integral.

FICA no Meio Ambiente
O Festival de Inverno da Cantareira – FICA – conta com a participação dos parques e áreas públicas, como o Horto Florestal e o Parque Estadual da Cantareira, além do SESC e outros parceiros, onde devem ocorrer as programações de esportes, como corridas, cavalgadas, arvorismo, rapel, entre outros.
A preocupação com o meio ambiente se faz na prática durante a feira orgânica e com a neutralização de carbono, assim como tarefas educacionais relacionadas à conscientização que já estão presentes no dia-a-dia dos estudantes da região. A RECANTA – Rede de Cooperação da Cantareira, em 2009, contabilizou 40 mil alunos nos seus trabalhos de educação ecológica com o tema Cantareira.
A Skill, rede de escolas de idiomas, também participa do projeto. Além de patrocinadora do FICA, o que inclui suporte técnico em línguas para todo o evento, a franquia leva ao comércio da região capacitação em inglês e espanhol. O intuito é tornar o local um polo turístico, apto a receber estrangeiros, pensando até na Copa do Mundo, em seus bares, restaurantes, etc. As escolas da rede concederão descontos ou até bolsas para todos os funcionários dos estabelecimentos.

Fica na cultura
Como parte da agenda de eventos culturais, está previsto o Cine FICA que exibirá uma mostra de cinema, com películas de diversos países. O evento será ao ar livre, no Horto Florestal, gratuitamente. O público poderá assistir ao filme sentado no jardim, em clima descontraído.
O humor entrará na grade de programação do Festival, com o “FICA na Risada”, com Stand-up Comedy, com artistas já consagrados do segmento. Para as crianças, a diversão fica por conta do Sítio do Pica Pau Amarelo, da Globo Marcas, que reproduz o ambiente e cenário com perfeição.
Museus, teatros e a unidade SESC Santana também participam do FICA com uma programação diferenciada, especial para o festival.

Baladas e Shows
Este ano o FICA terá a participação das baladas e bares da região para curtir até altas horas. O Santana Parque Shopping, o Horto Florestal e a Represa Paiva Castro, em Mairiporã, também serão palcos de shows.
Uma arena da Rádio Transamérica será montada no Clube de Campo Cantareira e abrigará shows exclusivos com artistas que tocam na programação. As apresentações estão previstas para acontecer aos domingos, com nome de “Sunday Cantareira”.

Sócio do Fica
Outra novidade para este ano é o lançamento da carteirinha de sócio do evento, que concederá benefícios em todos os locais do Festival. É fácil de fazer, no próprio site, imprimindo na hora sua numeração. Após esta etapa, será enviada pelo correio. A idéia é tornar os associados voluntários da região.
No ano passado, o evento proporcionou 1650 atividades, como shows com grandes artistas brasileiros, peças teatrais, exposições, cinema, práticas esportivas, rotas gastronômicas, passeios pela região, entre outros. Estima-se que o público deixou mais de R$ 18 milhões durante a festividade. Resultado sócio-econômico do festival que garante a sobrevivência dos projetos sustentáveis que o organizador do FICA pretende alcançar. “Propomos um grande desenvolvimento turístico para a região visando um crescimento sustentável. A Cantareira se torna pioneira em projetos de entretenimento ecológico para os turistas que virão a São Paulo durante a Copa do Mundo em 2014”.

Serviço
Fica – FESTIVAL DE INVERNO DA CANTAREIRA
de 3 de julho a 08 de agosto.
www.ficanacantareira.com.br
Fonte: EcoViagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário