quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Caving

Caving é o esporte onde o praticante visita as cavernas para contemplar suas formações e belezas, num mundo subterrâneo de surpresas onde encontramos vários tipos de animais, plantas, formações de rochas sedimentares, rios e cachoeiras.
Para praticar o Caving é necessário estar com um guia experiente e equipamentos de proteção como: capacetes, lanternas elétricas ou de acetileno e um calçado resistente.
Há milhares de anos atrás, o homem já demonstrava grande interesse pelas cavernas. Não para estudos e pesquisas, mas sim como abrigo e moradia. Hoje o homem se volta para as cavernas com o objetivo de estudá-las e preservá-las. É o caso da Espeleologia, atividade interdisciplinar com metodologia e fins específicos voltados ao estudo de cavernas e cavidades naturais, tendo como objetivo, a exploração, pesquisa, documentação e preservação das cavernas.
Mas existem pessoas que se interessam apenas pela aventura de explorar cavernas, sem qualquer fim científico. Para isto foi criada uma atividade chamada Caving ou Cavernismo; uma forma de explorar as cavernas não tendo como prioridade a ciência mas sim a pura aventura de percorrer lugares ainda pouco acessíveis à maioria dos homens. Mas para os mais experientes o Caving e a Espeleologia são atividades únicas onde a ciência e adrenalina se fundem em uma só prática.
Os praticantes devem ter um bom preparo físico para suportar as longas jornadas dentro da caverna. Saber nadar, ter conhecimentos de auto-resgate, primeiros socorros e técnicas de descida e ascenção em corda são muito importantes. Necessitam de um treinamento introdutório onde são passadas informações básicas sobre as origens das cavernas, os animais, a identificação e formações dos espeleotemas (Estalactites, estalagmites, travertinos, cortinas, pérolas, escorrimentos, e muitos outros) sem falar dos perigos que habitam este mundo magnífico e ao mesmo tempo inóspito.

Equipamentos utilizados:
- Roupas reforçadas (compridas);
- Botas (confortáveis e com boa aderência);
- Lanterna de mão ou de cabeça com pilhas novas e pilhas de reserva;
- Capacetes;
- Gerador de carbureto;
- Equipamentos de técnicas verticais ( cordas, cadeirinhas, freios, blocantes, mosquetões, fitas, etc...);
- Mochila de ataque para levar seus pertences;

Os melhores locais para a prática do Caving são o PETAR em São Paulo, Bonito no Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Minas Gerais.

Posted via web from Rosana Kamiya

Nenhum comentário:

Postar um comentário