quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Praia, dunas e piscinas naturais na "Cidade do Sol"


Natal é uma daquelas capitais brasileiras que conseguiram aliar desenvolvimento turístico de ponta com preservação da natureza e segurança. Isso não é para muitos. Como se não bastasse todas as belezas naturais que a cidade oferece, a capital do Rio Grande do Norte ostenta o título de ar mais puro das Américas, segundo estudo feito pela Nasa. Não é à toa que a cidade conquista turistas de todo o mundo e é um dos destinos mais famosos do Nordeste. Praias, dunas, piscinas naturais, monumentos históricos, artesanato e uma infraestrutura de hotéis no nível das grandes metrópoles, além de restaurantes e bares com ótimos serviços. Essa combinação atrai mais de dois milhões de visitantes por ano ávidos por curtir os belíssimos dias de calor da "Cidade do Sol". As atrações são tantas, que, se o tempo é curto, fica difícil escolher o que visitar. Para facilitar, listamos dicas de 10 points imperdíveis de Natal.

1. Ponta Negra
A praia urbana mais badalada de Natal é formada por uma pequena baía que agrega trechos de ondas com piscinas excelentes para um banho relaxante. É lá também que fica o famoso Morro do Careca, um dos mais conhecidos cartões postais da cidade. A duna de 120m de altura é orgulho dos natalenses e ponto de parada obrigatória para fotos. Há alguns anos ela foi isolada e tornou-se proibida a subida de pessoas. A praia ainda oferece o serviço de vários quiosques, além de restaurantes e bares no calçadão.

2. Genipabu
A 25km de Natal, a praia de Genipabu é a mais famosa do Estado. Com suas dunas móveis, o lugar forma uma paisagem única e oferece diversão para todas as idades. O passeio de buggy transforma as dunas em uma imensa montanha russa para aqueles que gostam de adrenalina. O passeio ainda dá direito a paradas para observar a linda vista da lagoa e descer de "esquibunda" (escorregadeira de areia). Há ainda a opção de passeio em dromedários. Não deixe de provar os deliciosos espetinhos de filé de lagosta durante a excursão.

3. Forte dos Reis Magos
Com formato de estrela, o Forte foi construído sobre os recifes na foz do Rio Potengi. Tombado pelo Patrimônio Histórico da União, o Forte, datado de janeiro de 1598, é o marco da colonização portuguesa no Rio Grande do Norte e tornou-se o símbolo da cidade. Está aberto à visitação das 8h às 16h30 (tel. 84 3221-0342).

4. Centro de Turismo
A antiga penitenciária foi transformada no centro de turismo que abriga diversas lojas de artesanato, galeria de arte, restaurante e bares. Lugar ideal para comprar lembranças e peças de renda. Vale a pena tirar uns minutinhos também para ver a linda vista do mar e do Rio Potengi. Aberto das 8h às 19h (tel. 84 3211-6218).

5. Ponte de Todos Newton Navarro
Com cerca de 55 metros de altura e 1,8 km de extensão, a Ponte de Todos Newton Navarro é um dos mais recentes cartões postais de Natal. Ela é a mais alta ponte suspensa do Brasil e liga a zona Norte e demais áreas de Natal.

6. Mergulho em Maracajaú
A 60 km de Natal, fica a belíssima praia de Maracajaú, uma pequena vila de pescadores que ganhou fama devido às piscinas naturais. Localizado a cerca de 7km da costa, os Parrachos (como são chamadas as piscinas) cobrem uma área de aproximadamente 13km², com profundidade que variam entre um e oito metros. As visitas ao local são feitas através de barcos. Fique atento à tábua de maré: as piscinas aparecem somente na maré baixa.

7. Catedral
Inaugurada em 1988, a Catedral de Nossa Senhora da Apresentação é conhecida como Catedral Metropolitana de Natal. A igreja mais famosa da cidade tornou-se um dos símbolos do turismo religioso da capital.

8. Farol de Mãe Luiza
A visita exige um pouco de esforço: são 151 degraus até alcançar o Farol inaugurado em 1951. Com 37 metros de altura, o farol fica aberto aos domingos, das 14h às 17h, com entrada gratuita. Aproveite para curtir a vista maravilhosa.

9. Cajueiro
O maior cajueiro do mundo, com 8.400 metros quadrados, está na praia de Pirangi. É possível passear por entre as raízes e troncos da árvore. De cima de um píer é pode-se ter a dimensão do cajueiro que ocupa uma área maior do que a de um campo de futebol.

10. Piscinas Naturais de Pirangi
A visita às piscinas naturais de Pirangi é quase obrigatória, seja em passeio de jangada ou em excursões de duas horas de duração que incluem passagem por quatro praias (Pirangi do Norte, Pirangi do Sul, Búzios e Cotovelo). Distante 800 metros da costa, as piscinas naturais são formações de corais sobre os arrecifes que oferecem um delicioso banho em suas águas mornas povoadas por muitos peixinhos.
Fonte: Guia do Litoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário