Diamantina, Guimarães ou Veadeiros? Uma fica na Bahia, outra em Mato Grosso e a terceira em Goiás. Todas, porém, compartilham uma beleza incomum, que cada vez mais atrai visitantes

Trekking no Vale do Pati, na Chapada Diamantina, é um
dos mais bonitos do Brasil
dos mais bonitos do Brasil
Quem viaja para a Chapada Diamantina, na Bahia, para a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, ou para a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, invariavelmente retorna se achando um grande fotógrafo. Tudo bem, todo mundo tem direito a "15 minutos de Sebastião Salgado". Mas, sem desmerecer as fotos de ninguém, o grande mérito é o das paisagens. É fácil trazer belas imagens (na câmera e na mente) desses dois recantos que somam milhões de anos e formam uma das belezas naturais de maior importância no Brasil.
![]() |
Cachoeira Almécegas I, na Chapada dos Veadeiros, é muito |
![]() |
Cachoeira Véu da Noiva, na Chapada dos Guimarães, tem 86 |
Mas isso não significa privação de prazeres. Se viajar para as chapadas sempre soou aventureiro demais para seu gosto, saiba que cada vez mais é possível fazer um longo trekking no meio da mata e, à noite, dormir em uma cama macia e tomar um banho quente. Tudo isso porque os municípios e distritos que cercam as três regiões já perceberam o filão turístico e começaram a oferecer uma infraestrutura apurada.
Fonte: iG Turismo; Fotos: Ricardo e Rita Barreto